Páginas

BATE PAPO: CRISE EXISTENCIAL

OIIII MEUS AMORES, TUDO BOM????💖💖💖💖

Nesse vídeo iremos falar sobre Crise Existencial. Eu passei por isso e me pego até hoje pensando sobre as coisas. Vou deixar uma explicação melhor do que é Crise Existencial.

Crise existencial é um momento no qual o ser humano questiona os próprios fundamentos de sua vida: se esta vida possui algum sentido, propósito, ou valor.

Uma crise existencial pode vim de:
* Depressão Nervosa
* Privação do sono
* Isolamento prolongado
* Insatisfação com a própria vida
* Grande trauma psicológico
* O sentimento de solidão e isolação do mundo
* Uma nova compreensão ou apreciação da própria mortalidade.
* Crença de que a vida não possui um propósito ou sentido externo 
* Procura pelo sentido da vida
* Quebra do sentido da realidade ou de como o mundo é
* Uma experiência extremamente desagradável ou prejudicial 
* Atingir uma certa idade 

As crises existenciais são fases de profunda reflexão, marcadas principalmente pelo conflito pessoal e que podem surgir a qualquer momento da vida. Em outras palavras, a crise existencial é natural do ser humano e, quando bem vivida ou acompanhada, pode representar um momento de transformação para o indivíduo, como atingir o autoconhecimento, o amadurecimento moral e emocional, o crescimento pessoal, etc. Porém, caso os sintomas não sejam corretamente "trabalhados", a pessoa que enfrenta uma crise existencial pode sofrer muito, se afogando numa série de transtornos, fobias e depressões.
De acordo com os psicólogos, existem cinco principais sintomas que caracterizam a maioria das crises existenciais:
1. Ansiedade e cansaço mental: Este é considerado um dos sinais mais comuns na crise existencial, a fadiga mental. Mesmo a pessoa aparentando estar introspectiva e "calma", dentro de sua cabeça reina o caos total. Um turbilhão constante de pensamentos, normalmente pessimistas, que fazem o indivíduo ficar extremamente ansioso e esgotado. Assim como os demais músculos do corpo, a mente humana também precisa de momentos de repouso, caso contrário o stress aumenta e com ele surgirão outros sintomas... 
2. Não tem vontade de estar com ninguém: Como a sua mente já está em constante agitação, a pessoa com crise existencial busca isolar-se para tentar encontrar um ponto de equilíbrio em seus pensamentos. Além disso, o cansaço mental também elimina qualquer tipo de vontade de fazer programas sociais, como sair com os amigos ou estar na companhia dos familiares. Se jogar na cama, ouvindo música ou vendo filmes é um dos programas favoritos das pessoas durante esta fase.
3. Pessimismo e desânimo: Ideias e pensamentos derrotistas também imperam na cabeça de quem passa por esta crise. Normalmente, a crise existencial se desenvolve a partir de um acontecimento impactante, como a morte de alguém, a perda de um emprego, atingir determinados anos de vida, entre outros. Nestas situações, a pessoa tende a refletir sobre a sua vida, questionando os valores e decisões que seguia até aquele momento. Por este motivo, diante das várias perguntas sem respostas, começa a crescer uma sensação latente de impotência, como se nada fosse ser resolvido e a angústia nunca fosse desaparecer. 
4. Se sente perdido no mundo: Talvez seja uma das características mais marcantes da crise existencial. Como toda a nossa existência é colocada em reflexão, o sentimento de incerteza, desnorteamento e insegurança é bastante intenso. Não sabemos como agir e o que desejamos para o futuro. A impotência e passividade é agoniante e, caso não sejam corretamente direcionadas, essas emoções acabarão por nos levar a um quadro depressivo.
5. Alterações do apetite: A constante ansiedade e nervosismo também desencadeia consequências físicas, como alterações de humor, sono e apetite. Existem pessoas que comem desenfreadamente quando se sentem ansiosas, enquanto outras perdem totalmente a fome. Assim, aqueles que enfrentam uma crise existencial podem também ter insônia e perda de apetite, fazendo com que a imunidade caia, abrindo espaço para o aparecimento de doenças. 
Como tratar uma crise existencial?
Como dito, as crises existenciais podem ser benéficas para o nosso amadurecimento e autoconhecimento. Mas, para isso, esta fase deve ser vivida com cuidado, pois caso contrário as consequências serão desastrosas para o futuro da pessoa. Como a crise existencial consiste num conflito reflexivo sobre a natureza individual, um bom exercício para ajudar a ultrapassar esse momento é se questionar. 
* Por que estou me sentindo assim? 
*Por que eu acho que não consigo? 
* Por que eu não me sinto motivado? 
Em quase todos os aspectos da vida, o primeiro passo para achar a solução de algo é identificar corretamente o problema. Por isso é muito importante fazer uma reflexão para tentar entender a fonte desencadeadora dos seus sentimentos. Tente distrair a sua mente das ideias pessimistas. Ocupe a cabeça com atividades produtivas, relaxantes e que te livrem do peso da angústia desta crise. Assuma o controle da sua vida e entenda que está tudo bem em não ter todas as respostas que procuramos.
Mas atenção, caso você sinta que por mais que se esforce em entender os motivos da sua introspecção, os sintomas não passam ou simplesmente não consegue lidar com isso sozinho, então procure a ajuda de alguém. Encontrar o acompanhamento de um psicólogo deve ser a sua primeira atitude caso não esteja sabendo ultrapassar uma crise existencial.
Agora voltando aqui pra mim kkkk. Bom, eu não vou nem falar que é meio complicado passar por uma crise existencial, mas também não é a pior coisa do mundo. As únicas coisas que eu não passei que eu mostrei aí para vocês foram o 2, que ao contrário, eu me agarrei ainda mais nas pessoas que eu amo e que me amam para que eu não me sentisse pior e o Pessimismo, porque ainda bem que meu lado positivo ficou presente e eu conseguia ver o lado bom de algumas coisas. Mas tive sim meus dias em que eu não queria nem levantar da cama de tão pensativa e cansada eu estava. 
Eu sinceramente me perguntava sobre coisas tão sem noção que eu realmente ficava assustada em certos dias, mas isso vai depender muito do que você está se perguntando então vai variar, digamos assim, de uma pessoa para a outra.
Eu por exemplo passei pela crise sem precisar de acompanhamento, porque aos poucos ia conseguindo dar respostas para as minhas perguntas, mas por favor, se você não estiver conseguindo, vá para um médico, porque com isso não se brinca e pode acabar em depressão profunda ok?! 
Mas voltando ao vídeo kkkk, nele eu falo um pouco do que eu passei e os motivos de eu ter sumida por um tempo. Então aperta o play e confira!

Bom meus amores, espero que vocês tenham gostado e se você conhece alguém que está passando por isso, ajude ela, sempre é bom. E se você está passando por isso, calma, uma hora passa e vai te ajudar muito no final. E se não estiver conseguindo passar por isso sozinha, procure ajuda que vai ser muito bom. Espero ter ajudar um pouco vocês.
 Não esqueçam de inscrever-se no canal porque tem vários vídeos incríveis vindo por aí e me acompanhe nas redes sociais para ficarem ligadinhas(os) em tudo que rola nos bastidores kkkk.
Beijos amores, até a próxima! 💖💖💖💖
Youtube: https://www.youtube.com/c/BelleQuintiliano
IG: http://instagram.com/belle.quintiliano OU https://www.instagram.com/bellequintilianofit/ 
Twitter: https://twitter.com/IsaQuintilianoT
Facebook: https://www.facebook.com/Universo-Feminino-by-Belle-Quintiliano-1453924204863889/ OU https://www.facebook.com/BelleQuintiliano
E-mail: bellequintiliano@gmail.com

Postar um comentário